Consultório

 
 
 
 
 
 
 

Marque Já A Sua Consulta

 
Dispomos de equipamentos complementares de diagnóstico de última geração, que possibilitam a realização, no local, de exames optométricos, avaliando os cuidados principais da saúde ocular.

A equipa conta com optometristas licenciados, especializados nos cuidados da visão.
 
 
 
 
 

Problemas E Doenças Oculares

 
Esta página pretende dar informação em linguagem simples sobre diversas doenças oculares. Conhecer as doenças e saber preveni-las é importante para a sua saúde. Em caso de doença, estas informações nunca deverão substituir a consulta médica.

Defeitos Refractivos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia.

Os problemas visuais mais frequentes são os defeitos refractivos. Estes dizem respeito a um conjunto de alterações nos quais há uma focagem inadequada das imagens na retina. São, na grande maioria, facilmente corrigidos com óculos ou lentes de contacto. Em casos mais raros a cirurgia poderá ser uma opção.

 

É importante saber-se que

 
Muitas alterações da visão não são defeitos refractivos (várias doenças oculares e não oculares levam a perturbações visuais); alguns defeitos refractivos podem ter como causa certas doenças que só um médico oftalmologista poderá avaliar correctamente.
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
Miopia
 

Miopia

 
É uma situação em que a imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex. glaucoma, descolamento de retina, etc.) pelo que carece de uma atenção especial por parte do médico oftalmologista
 
 
 
Hipermetropia
 

Hipermetropia

 
É um defeito refractivo caracterizado por dificuldade de visão ao perto. Provoca habitualmente fadiga ocular e até dores de cabeça com o trabalho mais minucioso ou com a leitura, pela exigência aumentada de focagem a que os olhos são solicitados. Um olho hipermétrope é habitualmente mais pequeno que o normal e a “resistência” à hipermetropia diminui com a idade. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.
 
 
 
 
 
Hipermetropia
 

Astigmatismo

 
Corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta na maioria dos casos a uma curvatura desigual da córnea provocando uma visão distorcionada. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos.
 
 
 
Presbiopia (Ou Vista Cansada)
 

Presbiopia (Ou Vista Cansada)

 
Corresponde à dificuldade de visão ao perto que é normalmente sentida a partir de certa idade (por volta dos 45 anos). É devida à perda de elasticidade progressiva do cristalino fruto da idade.
 
 
 
 
 

 
 
 

Catarata

 
O que é uma catarata?
A toda e qualquer alteração da transparência do cristalino, chama-se catarata.
 
Causas+
 
São mais frequentemente resultado do normal envelhecimento mas podem também ser congénitas ou devidas a uma variedade de outros factores como por exemplo:
traumatismos, doenças crónicas dos olhos ou doenças sistémicas (de todo o organismo) como a diabetes.
 
 
 
Sintomas +
 
Tratamento+
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Glaucoma

 
O que é o glaucoma?+
 
É uma doença dos olhos na qual vai havendo uma progressiva subida da tensão ocular levando a diminuição da visão (podendo mesmo chegar à cegueira). Há vários tipos de glaucoma mas o mais frequente (e aquele a que se dedica este texto) é o glaucoma de ângulo aberto.
 
 
 
Porque sobe a tensão ocular?+